Ao ser questionada no programa Roda viva exibido no dia 25/03/2013 se é verdade que usamos apenas 10% da capacidade cerebral, a neurocientista suzana herculano houzel respondeu que essa pergunta e afirmação foi a base de toda a sua linha de pesquisa. Ela diz que essa foi a primeira pergunta na lista de questionários que ela passou para seus alunos. Segundo ela, 60% dos alunos de nível superior afirmavam que sim, que eles usavam apenas 10% de sua capacidade cerebral. Foi a partir daí que ela quis saber de onde veio essa afirmação, e porque as pessoas afirmavam de forma definitiva sua capacidade cerebral. Ela disse:
"Poderia ser porque a cada instante só 10% da massa do seu cérebro funciona. Não é verdade.A gente hoje tem esses exames de imagem funcional que mostram que o seu cérebro todo está ativo no tempo todo, inclusive quando você dorme. São raros os neurônios que param completamente de funcionar quando você dorme. Outra possibilidade é que você usa só 10% da capacidade do que seu cérebro pode fazer.Mas para você definir que são 10% você terá que ter a referência do que é ter os 100%....nem Eisten que foi referência pra tudo seria boa referência de 100%.....Outra possibilidade é seria que você usa só 10% das sua células, se fosse verdade se só 10% das células do cérebro são neurônios"
Confira esta excelente entrevista neste vídeo. Ela fala sobre isso no bloco 02 :
Mas afinal de onde veio esta afirmação de que usamos apenas 10% de nossa capacidade cerebral?
Bom, não existe uma resposta definitiva. O que existe são hipóteses Alguns atribuem isto a Albert Einstein. O que é questionado pela maioria dos especialistas No entanto, uma outra hipótese mais aceita entre especialistas é que esse mito veio da teoria de reserva de energia do psicólogo americano william james de harvard. Ele afirmava categoricamente que as pessoas desenvolvem apenas 10% de sua capacidade cerebral latente.
Sobre isso, especialistas como o neurologista Barry gordon descreve esse mito como "ridiculamente falso". Outro, como Barry Beyersten, Ph D em psicologia que diz: "se 90% do cérebro é normalmente inutilizado, então danos nessas áreas não deveriam prejudicar seu funcionamento"
Minha opinião é que mitos como esse, são bastantes limitadores e reducionistas. Compartilho o pensamento da neurocientista suzana hercuano houzel quando ela diz que devemos ter sempre em mente de que quando achamos que já chegamos no final. Sempre existe espaço para irmos mais longe.
Esses e outros mitos limitadores que estarei abordando ao longo de minhas postagens
Portanto meus amigos, está descortinado hoje o mito de que usamos apenas 10% de nossa capacidade cerebral.
Grande abraço a todos.
fabio junio almeida prates
Referências e fontes:
1.FREEMAN, Shanna (28 de dezembro de 2009). 10 mitos sobre o cérebro. HowStuffWorks. Página visitada em 19 de dezembro de 2010.
2.http://pt.wikipedia.org/wiki/Mito_do_uso_de_10%
3.http://noticias.terra.com.br/educacao/voce-sabia/e-verdade-que-usamos-apenas-10-de-nosso-cerebro,1318c087e60ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário