sexta-feira, 5 de abril de 2013

Autismo _Nosso grande desafio

   O autismo se constitui atualmente um dos maiores desafios para psiquiatria. E não é  para menos, já que de acordo com a ONU existem atualmente no  mundo mais de 70 milhões de pessoas autistas, tendo este dado uma grande implicação na forma inadequada de interação social destas pessoas. Na visão de muitos cientistas, é que o autismo aparentemente está crescendo. De acordo com o site autism speak, os dados de prevalência de autismo estão crescendo. E a  dúvida que surge entre especialistas é se esta prevalência tem haver com algum fator ambiental ou se é porque  houve melhora significativa do diagnostico em comparação com há 2 décadas atras. Como veremos, O autismo tem origem incerta, diagnóstico complexo e prognóstico variável

Causa

A causa do autismo ainda é incerta.. O que existe são hipóteses etiológicas que diz por exemplo que a  origem é de caráter biológico. Outros dizem que é simplesmente de origem genética e ambiental, e assim por diante.Na verdade, não há uma causa única para o surgimento do autismo. Tudo concorre para a afirmação de que aspectos biológicos são a principal causa do transtorno autista, embora não haja um marcador biológico definido. Mas devido a grande variabilidade de manifestações autistas já foi levantado por alguns especialistas a hipótese de multicausalidade da gênese autista.

Diagnostico

O diagnóstico é bastante complexo porque algumas condições podem concorrer com o transtorno como: convulsões, constipação crônica, deficiência auditiva e visual, etc. Sem dúvidas nenhuma apenas um sintoma não pode ser usado como critério de determinação do diagnostico autista. Atualmente quem estabelece critérios para o diagnostico é o manual diagnóstico e estatistico (DSM-IV-2000). os critérios utilizados estão baseados em problemas apresentados em três áreas principais, com crianças antes dos três anos de idade:

a) Comprometimento na interação social,
b) Comprometimento na comunicação verbal e não-verbal, e no brinquedo imaginativo,
c) Comportamento e interesses restritos e repetitivos.

Um ponto muito relevante que não pode deixar de ser mencionado, é que estas informações são apenas parâmetros ou referências. Na verdade, um levantamento das principais observações dos familiares mais próximos, desenvolvimento escolar,  histórico familiar, etc é fundamental.

Para uma explicação mais completa leia o que foi escrito a respeito no site http://www.autismo.com.br/principal.php:

"Recomenda-se caracterizar a queixa da família: sinais, sintomas, comportamento, nível de desenvolvimento cognitivo e escolar do indivíduo - quando for o caso, relacionamento inter-pessoal, investigar os antecedentes gineco-obstétricos, história médica pregressa, história familiar de doenças neurológicas, psiquiátricas ou genéticas, analisar os critérios do DSM-IV-TR ou da CID-10, realizar avaliações complementares (investigações bioquímicas, genéticas, neurológicas, psicológicas, pedagógicas, fonoaudiológicas, fisioterápicas), pensar a respeito do diagnóstico diferencial, investigar a presença de co-morbidades, classificar o transtorno, planejar e efetivar o tratamento."




História

A palavra "autismo" tem sido usada a cerca de 100 anos. O termo vem daa palavra grega autos, que significa "eu" ou "voltar pra si mesmo"
A palavra foi usada pela primeira vez pelo psiquiatra austríaco Eugen Bleuler por volta de 1911 para se referir a um grupo de sintomas de esquizofrenia. O medico Leo Kannerfoi o primeiro a descrever o autismo.  No mesmo ano o medico austríaco Hans asperger descreveu o autismo em sua tese de doutorado, "a psicopatia autista da infância".

Prognostico



Tratamento


Embora não haja nenhuma cura conhecida para o autismo, existem tratamentos e abordagens educativas que podem reduzir alguns dos desafios associados com a condição. A intervenção pode ajudar a diminuir comportamentos disruptivos. Os programas educacionais pode ensinar habilidades de auto-ajuda que permitem uma maior independência. Mas, assim como não há um sintoma ou comportamento que identifica os indivíduos com autismo, não há nenhum tratamento que será eficaz para todas as pessoas no espectro.



De um modo geral o tratamento tem 4 objetivos:


1) Estimular o desenvolvimento social e comunicativo;


2) Aprimorar o aprendizado e a capacidade de solucionar problemas;


3) Diminuir comportamentos que interferem com o aprendizado e com o acesso às oportunidades de experiências do cotidiano; e


4) Ajudar as famílias a lidarem com o autismo




Especialistas confirmam que crianças que desenvolve a linguagem tem melhor prognostico 

Homenagem

Em 2007, a organização das nações unidas (ONU) criou o dia mundial da conscientização do autismo, comemorado no dia 02 de abril. Nesta data, são realizados vários eventos ao redor do mundo: monumentos e grandes construções. Por exemplo, são iluminados de azul, a cor que simboliza o autismo, como o prédio Empire State em nova York e CN Tower, em Toronto



Referências:                                                                      

1. wikipedia, Autismo
2. www.autism-society.org/ (improving the lifes of all affected by autism)
3. Psique, revista- Edição 74 - fevereiro/2012 (psicologia preventiva - Dossiê: mistérios e descobertas sobre o universo do autismo)
4. Cozenza, Ramon Livro: Neurociência e educação: como o cérebro aprende - Bookman editora

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